Quando exames de imagem são solicitados pelo médico, é comum que muitas pessoas ainda fiquem em dúvida de como esses procedimentos são feitos e o que eles são capazes de detectar. Dois dos mais populares são a Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonância Magnética (RM), que possibilitam a alta resolução de imagens das estruturas corporais.
Ambos fazem uso da tecnologia computacional para gerar as imagens e são importantes para o diagnóstico de uma série de doenças, mas possuem mecanismos muito diferentes, assim com suas indicações. Entenda mais:
Tomografia Computadorizada (TC)
O exame consiste, basicamente, em um raio-X muito mais sensível e detalhado. Assim que os feixes atravessam o órgão, formam uma imagem, que é recebida e reconstituída no computador. Nos equipamentos mais modernos, são realizadas aquisições volumétricas que permitem reconstituições das imagens em múltiplos planos, inclusive visualizações em 3D.
O método é muito indicado para fornecer imagens anatômicas em poucos segundos, em particular, na análise dos pulmões e ossos, além de ter muitas outras aplicações – como no estudo de estruturas abdominais e na avaliação inicial do sistema nervoso central.
Ressonância Magnética (RM)
A ressonância é feita por meio da utilização de um potente campo magnético para produzir imagens com alta resolução de contraste das estruturas internas do corpo. Em muitos casos, ela pode identificar e caracterizar anormalidades com maior probabilidade que outros métodos de imagem, principalmente das estruturas encefálicas, órgãos abdominopélvicos e sistema musculoesquelético.
O uso do contraste
A injeção de contrastes pode ser necessária em ambos os exames, sendo importante informar previamente qualquer antecedente de alergia. Para evitar náuseas, é possível que seja recomendado jejum.
A indicação do exame
A decisão sobre qual exame é o mais indicado vai depender de uma série de fatores, como região do corpo a ser estudada, suspeita clínica e idade do paciente. Essa indicação pode, inclusive, ser tomada em conjunto pelo médico que solicitou o exame e o radiologista que vai realizá-lo ou laudá-lo.
O CEPEM conta com modernos aparelhos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, além de uma equipe médica altamente capacitada para sanar todas as possíveis dúvidas dos pacientes. Entre em contato com nossa Central de Agendamentos pelo: (21) 2266-8000.
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...