Saiba mais sobre os hormônios femininos

site 2

Desde a adolescência até a menopausa, a mulher vivencia uma importante atividade hormonal. Existem aqueles mais ligados à fertilidade, como prolactina, AMH, FSH e LH… Mas os hormônios de maior importância são, sem dúvidas, o estrogênio e a progesterona.
 
Fabricados nos ovários, eles entram em atividade na adolescência e passam por diversas variações durante a vida da mulher. Alguns fatores que alteram a quantidade de hormônios femininos são o ciclo menstrual, o estado de saúde, a menopausa, o uso de alguns medicamentos, o estresse, os fatores emocionais e a gravidez. Saiba mais:
 
Estrogênio: é responsável pela regulação do ciclo hormonal em mulheres em idade fértil. Durante a puberdade, o estrogênio estimula o desenvolvimento dos seios e a maturação do aparelho reprodutor, assim como o crescimento. Também altera a distribuição na gordura do corpo da mulher.
 
Progesterona: também é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher. Ele prepara o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo – sendo muito importante no processo de gravidez. Normalmente, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação e, caso exista uma gravidez, mantêm-se altos para que as paredes do útero continuem se desenvolvendo. No entanto, caso não haja gravidez, os ovários deixam de produzir progesterona, levando à destruição do revestimento do útero, que é eliminado por meio da menstruação.
 
Mas e a testosterona? Embora apresente níveis mais altos em homens, ela também é encontrada na mulher. Este hormônio é produzido nos ovários, ajudando a promover o crescimento muscular e ósseo. A mulher pode desconfiar que produz muita testosterona quando apresenta sintomas tipicamente masculinos, como presença de pelos no rosto e voz mais grave.
 
Exames de dosagem hormonal

As alterações hormonais podem comprometer o desenvolvimento do óvulo e a ovulação, impedindo uma gravidez. Para isso, os exames laboratoriais servem como um importante aliado. A partir do exame de sangue, é possível avaliar os níveis de estrogênio, progesterona, testosterona e diversos outros hormônios, o que vai auxiliar na escolha do melhor tratamento para a mulher de acordo com a alteração detectada.
 
No CEPEM, oferecemos um serviço de Análises Clínicas para auxiliar o acompanhamento da sua dosagem hormonal. Central de Agendamentos: (21) 2266-8000.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Ações de Combate ao COVID-19

O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...

Veja mais

CEPEM Geral

Data do mês: Dia da Mulher

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...

Veja mais

CEPEM Geral

Autoestima da mulher: serviços e tratamentos para incentivar o autocuidado

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...

Veja mais

CEPEM Geral

Tudo sobre endometriose

Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...

Veja mais

NOSSAS REDES:

CRIADO POR:


CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA MULHER - 73.380.073/0001-20