Que tal aproveitar o horário de verão da melhor maneira possível? Os dias mais ensolarados – e com maior duração – são ideais para ganhar o ânimo necessário para investir em atividades físicas e garantir saúde e boa forma! Nos dias com mais luminosidade, caem os níveis de melatonina, hormônio regulador do sono, e ficamos mais dispostos e propensos a gastar mais energia. Além disso, estudos indicam que os níveis de serotonina, o hormônio “da felicidade”, aumentam na primavera e no verão, levando a uma sensação maior de bem-estar.
A nossa dica é aproveitar os dias de sol para dar uma boa caminhada! Atividades ao ar livre sempre são bem-vindas na rotina e, durante os meses de primavera e verão, as paisagens da cidade dão ainda mais energia para os exercícios físicos. Cerca de meia hora de caminhada por dia já trazem inúmeros benefícios para saúde, como aumento do metabolismo, estímulo muscular, controle da pressão arterial, perda de peso e melhora na circulação e na respiração. Além de ter um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares e também do diabetes.
Anote algumas dicas de locais ideais para uma caminhada no fim de tarde:
– Leblon/Ipanema: A caminhada do Posto 12 (Leblon) ao Posto 7 (Ipanema) pode garantir uma parada final na Pedra do Arpoador, para conferir um dos pores do sol mais famosos do Rio de Janeiro, com a vista para o Morro Dois Irmãos. Já quem prefere fazer o caminho inverso, de Ipanema ao Leblon, pode terminar a caminhada com uma deliciosa água de coco no Mirante do Leblon, observando a bela orla das duas praias carioca.
– Copacabana: Com 4 km de orla, Copacabana é uma das mais conhecidas praias do mundo. Ao final da caminhada, a dica é visitar o Forte de Copacabana, que oferece aos seus visitantes diferentes atrações históricas e opções deliciosas para um chá da tarde.
– Centro: Unindo o pôr do sol com vista para a Baía de Guanabara e importantes museus no entorno, a Praça Mauá marca o início da Avenida Rio Branco e também da Região Portuária. Ao redor, estão o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã. Para aproveitar bem o dia, vale passear pelo Boulevard Olímpico, que conta com lindos murais pintados pelo artista Kobra.
– Barra: Considerada a maior do Rio de Janeiro, a praia da Barra da Tijuca estende-se por quase 18 km, indo da praia do Pepê até o Recreio dos Bandeirantes. A praia dispõe de calçadão e ciclovia, sendo uma excelente opção para pedalar no fim de tarde.
– Urca: A Praia Vermelha, localizada entre os morros da Urca e da Babilônia, é muito indicada por sua linda paisagem, com áreas verdes e de frente para a Baía de Guanabara. Para os apreciadores de pôr do sol, a mureta da Urca é o ponto de encontro ideal para uma reunião com amigos.
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...