Pele em foco! Conhecido como Dezembro Laranja, o mês de dezembro é voltado para a conscientização sobre o câncer de pele, o tipo da doença que mais cresce no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, para 2018, mais de 165 mil novos casos de câncer não melanoma, respondendo por 30% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já o câncer de pele melanoma, agressivo e mais raro, representa apenas 3% das neoplasias malignas, com uma taxa de 6.260 novos casos para este ano.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a região afetada, definem-se os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares (tipos conhecidos como “não melanoma”).
Em casos de câncer não melanoma, a doença se desenvolve em áreas muito expostas ao sol, como cabeça, face, pescoço e dorso das mãos. O sinal de alerta é uma lesão que não cicatriza em 28 dias. Com o diagnóstico e tratamento precoce, é altamente curável. Já o melanoma se origina nos melanócitos, células produtoras de melanina. Na maioria dos casos, as pintas apresentam uma coloração marrom ou negra. A gravidade é por conta do diagnóstico tardio. Portanto, assim que for observada alguma alteração de cor, tamanho e/ou textura das pintas, procure um médico dermatologista. Se detectado no início, o câncer pode ser tratado cirurgicamente.
Os tumores de pele estão relacionados a alguns fatores de risco que envolvem, principalmente, a exposição aos raios UV. Pessoas com a pele muito clara, que têm história familiar de câncer de pele e que trabalham sob o sol são mais vulneráveis à doença. A recomendação é evitar a exposição solar das 10h às 16h e utilizar sempre filtros com fator de proteção 30 ou mais, além de chapéus, guarda-sol e óculos escuros.
Para os cuidados com a sua pele, contamos com a expertise da dermatologista Dra. Marise Barbosa, que atende todas as quartas-feiras no CEPEM Botafogo. As consultas podem ser marcadas por meio da Central de Agendamento, pelo número (21) 2538-5866.
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...