Instituido em 28 de julho, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, tem como objetivo atrair atenção para o tema e estimular a população ao tratamento e a prevenção.
A hepatite é a inflamação do fígado e é perigosa por ser uma doença que nem sempre apresenta sintomas, muitos pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. A estimativa no Brasil é que 2,3 milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite e inúmeras só tomam conhecimento que tem a doença (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado.
Há vários tipos de Hepatite, sendo a Tipo C a mais grave e ainda não possuir vacina. Não existem regras em relação aos sintomas, mas podem manifestar-se: tontura, febre, mal-estar, enjoo, vômitos, dores abdominais, urina escura e fezes claras. A transmissão ocorre por meio de fezes, por secreção oral, por sangue, prática sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear e outros objetos cortantes.
Realizar o diagnóstico precoce é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e a melhor forma de prevenir é a vacinação.
As recomendações são:
As hepatites podem estar aonde menos esperamos, previna-se!
O Cepem disponibiliza a imunização contra as Hepatites A e B em suas unidades do Centro e Botafogo. Entre em contato e saiba mais.
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...