Com a palavra… Dr. Carlos Henrique Máximo, médico radiologista do CEPEM

med site

Conhecido como Novembro Azul, este mês é dedicado a ações relacionadas ao câncer de próstata, que envolvem prevenção, diagnóstico e tratamento. No Brasil, a doença é a segunda causa de morte por câncer em homens a partir dos 50 anos.
 
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de três quartos dos casos de câncer de próstata ocorrem em homens com mais de 65 anos, sendo considerado um câncer da terceira idade.
Segundo o Dr. Carlos Henrique Máximo, médico radiologista do CEPEM, o diagnóstico do câncer de próstata envolve muitas etapas. “Os conhecidos exames de toque e medição do PSA não concluem o diagnóstico da doença, podendo resultar em falsos-positivo. A investigação, então, deve continuar com a biópsia guiada pelo ultrassom”, conta.
 
O médico apresenta as vantagens de outro método para o rastreio. “Hoje em dia, já se sabe que a Ressonância Magnética Multiparamétrica da próstata é um dos exames que mais auxiliam no diagnóstico do câncer de próstata. Ele permite a avaliação do tumor com resolução espacial e com maior contraste, sendo muito usado para a localização e o estadiamento dessa doença. Além disso, possui um melhor resultado quando comparado a outros exames como a ultrassonografia transretal”, explica.
 
Alguns estudos mostram que ressonância magnética pode captar 93% dos cânceres agressivos na próstata, enquanto a biópsia só detecta 48% deles. “Isso porque, além de analisar a localização e o tamanho do tumor, o exame também consegue definir algumas características biológicas do mesmo, o que ajuda a evitar biópsias desnecessárias”, conta Dr. Carlos Henrique.
 
Esse diagnóstico precoce é parte indispensável para o direcionamento do tratamento. Quando a doença é detectada em fase inicial, a chance de cura ultrapassa os 90%.
 
No CEPEM, oferecemos uma ampla variedade de exames de diagnóstico por imagem, todos somados ao atendimento humanizado e acolhedor. Indique o CEPEM para os pacientes que vão realizar check-ups.

Share

NOSSAS REDES:

CRIADO POR:


CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA MULHER - 73.380.073/0001-20