No mês em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia (05/02), o CEPEM vem reforçar a importância desse exame, que é capaz de salvar vidas.
“A mamografia é preconizada como o primeiro procedimento a ser feito para o rastreio do câncer de mama. É um exame não invasivo que captura imagens do seio com o mamógrafo. O aparelho usa a mesma radiação do raio-X tradicional, mas em uma dose extremamente baixa. A partir das imagens, é possível buscar por nódulos, microcalcificações, distorções da arquitetura mamária ou áreas densas assimétricas. Sinais que podem indicar a presença de uma neoplasia maligna”, explica o Dr. Henrique Pasqualette, mastologista e diretor médico do CEPEM.
A mulher deve começar o rastreio a partir dos 40 anos, conforme as recomendações do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Em casos específicos, como quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar a mamografia em pacientes mais jovens e com intervalos mais frequentes.
Apesar de ser um exame considerado incômodo para muitas pacientes, devido à compressão das mamas, o procedimento é rápido e, quando os achados estão normais, a necessidade de realização é apenas anual. É uma dor que passa após o exame e ajuda a evitar problemas muito maiores à frente. “Atualmente, contamos com uma moderna tecnologia de mamógrafos, o Pristina, que possui um controle de auto-compressão e faz com que a paciente monitore o próprio procedimento”, apresenta o especialista.
Esteja em dia com o seu exame de mamografia. Quanto mais cedo for feita a detecção, maiores as chances de cura (mais de 90%). Junto aos mais modernos aparelhos de imagem, a equipe médica do CEPEM está pronta para acompanhá-la durante a realização dos seus exames de rotina. Agenda a sua mamografia: (21) 2266-8000.
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...