Conhecido como Novembro Azul, o mês é dedicado a ações relacionadas ao câncer de próstata, que envolvem prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. No Brasil, a doença é a segunda causa de morte por câncer em homens a partir dos 50 anos.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de três quartos dos casos de câncer de próstata ocorrem em homens com mais de 65 anos, sendo considerado um câncer da terceira idade.
A atenção deve ser redobrada a partir dos 50 anos, já que a doença é silenciosa e não costuma apresentar sintomas nos estágios iniciais. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o rastreamento do câncer de próstata em homens a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 quando há histórico familiar da doença.
Os exames para diagnóstico são o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, que possui a maior eficácia. O toque dura segundos, é indolor e permite avaliar características fundamentais para o diagnóstico de doenças prostáticas. Se, após esses exames houver suspeita da doença, pode ser necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico.
Quando o câncer de próstata é detectado em fase inicial, a chance de cura ultrapassa os 90%.
O CEPEM apoia essa campanha e incentiva a conscientização!
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...