Ao pensar em saúde dos ossos, é comum que a primeira doença que venha em mente seja a osteoporose. Porém, outro quadro também pode indicar que os ossos estão passando por um processo de desgaste: a osteopenia.
Diferente da osteoporose, a osteopenia não é uma doença, é uma condição pré-clínica que mostra que há uma perda precoce de densidade óssea e enfraquecimento dos ossos. Segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), considera-se que a osteopenia está instalada quando a densidade mineral do osso gira entre menos 1% e menos 2,4%, portanto, maior do que a perda fisiológica considerada normal para a faixa de idade. Se não for tratada de forma adequada, o quadro pode evoluir para uma osteoporose.
A osteopenia pode afetar mulheres e homens. No entanto, são mais vulneráveis as mulheres pós-menopausa, que apresentam uma queda na produção do estrogênio, hormônio que contribui para a absorção de cálcio. Além do envelhecimento, os fatores de risco também incluem herança genética, desnutrição, exposição insuficiente ao sol e sedentarismo.
O recurso mais importante para o diagnóstico é a densitometria óssea, exame que permite detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio, áreas que estão mais sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos modernos, que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos (durando cerca de 5 minutos) e produzem uma baixa exposição à radiação.
Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sucesso do tratamento. É muito difícil reverter um quadro de osteopenia, por isso, o principal objetivo é deter ou retardar a degradação do tecido ósseo que pode levar à osteoporose.
O CEPEM oferece a densitometria óssea para o diagnóstico de osteopenia e osteoporose. Contamos com exames de alta tecnologia, além de uma equipe médica capacitada para garantir laudos precisos e seguros.
Entre em contato com nossa Central de Agendamentos pelo: (21) 2266-8000.
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
Endometriose: saiba mais sobre essa doença que afeta 15% das mulheres em idade fért ...