Na área de rastreio e diagnóstico de doenças da mama, o CEPEM é um dos pioneiros na importação de aparelhos de alta tecnologia ao Brasil. Em 2017, nosso destaque foi o Pristina, o primeiro mamógrafo com dispositivo de compressão controlado pela paciente. Já no ano passado, em 2018, trouxemos o Affirm Prone 3D, um sistema de biópsia em 3D que garante rapidez, precisão e conforto durante a realização do procedimento.
Neste mês, a novidade que chega é o SenoBright HD, uma tecnologia para detectar angiogênese, que funciona por meio da aplicação do contraste de iodo. Desenvolvida pela GE Healthcare, essa técnica de imagem é indicada como um complemento de diagnósticos inconclusivos, após a realização de exames de mamografia ou ultrassom.
O sistema funciona por meio de duas imagens que são adquiridas para cada uma das aquisições padrão, após a injeção de contraste a base de iodo. Essas imagens são recombinadas com a mesma orientação e projeção, possibilitando destacar as áreas potenciais de angiogênese – mesmo nas áreas de hiperintensidade. Por meio da técnica de dupla energia, o SenoBright HD permite a captação de contraste dentro do tecido mamário, o que garante a obtenção da imagem mais intensificada.
Para a realização do procedimento, o sistema escolhe diferentes filtros, que vão depender do modo de operação e dos níveis de exposição utilizados. Para aquisição de alta energia, um filtro especial é usado para garantir resultados esperados do espectro de Raios-X, necessários para destacar melhor o iodo. O contraste deve ser administrado previamente à realização da mamografia.
O sistema é feito pelo Senographe Pristina, um aparelho que produz imagens tridimensionais por meio de uma varredura de Raio-X em baixas doses.
No CEPEM, possuímos um serviço de exames e diagnósticos pautado pela excelência científica combinada ao relacionamento próximo, acolhedor e humanizado com os nossos pacientes. Também contamos com uma equipe de profissionais experientes e conceituados, que vão garantir laudos seguros e precisos.